sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rainha desconhecida - Campo Grande/MS (19/12/2014)

Em um dia feliz, como hoje, eu estava pensando no que postar. Tenho algumas novidades... mas como só fotografo as minhas formigas no fim de semana, vocês vão ter que esperar até minha próxima postagem para sabe-las. Mas voltemos à história. Eu não tinha muito o que postar, quando aparece, na minha janela, uma...rainha! Eu peguei ela com asas, e...vamos ao que interessa:

  1. Ela é pequena, em torno de oito milímetros, e tem o corpo fino;
  2. tem um ferrão protuberante no gáster;
  3. é preta, mas mandíbulas, ferrão e a metade inferior das patas são levemente avermelhadas - nada muito notável;
  4. muito agitada, quando capturei ela tentou ferroar a pinça;
  5. quando foi colocada na caixinha, ela começou a correr com o gáster ligeiramente voltado PARA BAIXO;
  6. como ela se molhou no algodão, não é possível ver direito, mas parece que só tem um espinho na cintura e seu abdome é levemente bipartido na base superior, próximo à cintura;
  7. tem as mandíbulas bem visíveis.
Seguem algumas fotos abaixo:

  • Nas duas imagens de cima verifica-se a posição descrita no tópico "5";
  • na última, é possível ver bem sua cabeça e mandíbulas. 





COMENTEM! PRECISO SABER DE QUE GÊNERO É ESSA CRIATURA ^^



  

3 comentários:

  1. Coloque num pote maior! ;) - Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  2. Quanto à formiga... Não é uma dinoponera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melk,
      Vou colocá-la em um pote maior. Mas eu acho ela muito pequena pra ser uma Dinoponera, ela é do tamanho de uma rainha Solenopsis. Obrigado por colaborar.
      Abraços,
      Hobbyson

      Excluir