quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Apresentando as rainhas

E aí gente! No primeiro post, eu falei sobre como comecei no mirmecolismo e acabei tendo que citar a minha primeira rainha: Ana Júlia I(Atta sp.) Eu peguei ela no dia 09/11/2014. Mas ainda não botou ovos e já veio sem asas quando eu trouxe pra casa. Essa rainha é incrivelmente robusta e com impressionantes 25 mm. Ela tem só metade de uma das antenas, por isso é muito nervosa. Aí vão algumas imagens dela:



Só que não é a única rainha que tenho, ao todo são cinco.  A segunda rainha que capturei (25/11/2014) foi uma  Camponotus  festinatus(  Anthenas I). Com modestos 15 mm, não deixa de ser bem desenvolvida. Infelizmente, ainda nem pensou em arrancas as asas ou em ovos.


Essa é Amélia I. Peguei-a sem asas a já tem um bolinho de ovos (do lado dela). Amélia I tem esse nome porque, quando a achei, coloquei em um pote junto com outra da mesma espécie(Ofélia I) e uma Odontomachus( Eusébia I). No pote, sua prima, menor, com asas e nervosa, queria a qualquer custo agredi-la, e ela por sua vez ficava parada sem reação. Ela é bastante dócil, porém não tem metade de uma das pernas. EU NÃO SEI A ESPÉCIE DA AMÉLIA E DA OFÉLIA! ALGUÉM SABE??? – desconfio que seja  Acromyrmex sp., pois parece muito com uma Atta miniatura kkkkk.

Não foi possível fotografar a Ofélia I, porque a máquina fotográfica não colaborou e a Eusébia I (Odontomachus sp.), se camuflou nos 3 mm de terra em que ela vive KKKKK.

COMENTEM!! SEU COMENTÁRIO E FUNDAMENTAL... AJUDEM-ME A DESCOBRIR A ESPÉCIE DE AMÉLIA!

10 comentários:

  1. E ae Hobbyson, blza?

    Li seu blog, e vi que começou agora..

    Estou tentando começar uma colônia de Atta sp mas está difícil. Ano passado a única que consegui, não botou, e fiquei na espera desse ano.

    O período desse ano que teve revoada aqui eu não estava presente.. Estava viajando, e novamente vou ter que esperar pro próximo ano.

    Desejo sorte com sua Atta, e que ela possa botar seus ovos.

    Sou de São Paulo...Aqui é um pouco mais difícil, e não acho ninguém que pratique o mirmecolismo para que possa conseguir uma doação.

    Boa Sorte.

    Nícolas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nicolas, desejo sorte com as cortadeiras pra vc tb
      Aqui no Mato Grosso do Sul tb n achei ninguém que pratique mirmecolismo rsrs
      hobby.mat1@gmail.com
      Hobbyson

      Excluir
  2. Oi
    queria pedir dicar com minhas Festinatus e minha Odonto ...
    minha odonto ta com duas larvas e eu n sei que tipo de formigario faço , de gesso dá certo com essa especie ? e as Festi não botaram ovos e já estão sem asas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ygor, o formigário de gesso só não é apropriado para cortadeiras. É bem prático, mas pode criar fungos. Na verdade, o mais recomendado é o de concreto celular, encontrado nas maiores lojas de materiais de construção. Recomendo que espere qua nasçam as primeiras operárias da sua odontomachus para que seja mais fácil a transferência dos ovos(porque elas que vão ter que carregar as larvas, pupas, ovos para o outro formigario).
      Quanto as festinatus, elas podem não estar se sentindo à vontade, verifique se está com uma boa umidade e circula ar. Elas também pode não estar fecundada, algumas vezes ela podem arrancar as asas mesmo assim. Também vi um caso se um mirmecologo que sua festinatus demorou dois meses para botar ovos. Você pode tentar deixa-las em um lugar escuro com um algodão úmido e isoladas por alguns dias, assim se sentirão mais à vontade. Tenha paciência.
      Boa sorte com as formigas.
      Hobbyson

      Excluir
  3. Hobbyson,
    no blog do Melk http://acromyrmex-ba.blogspot.com.br/, ele relata suas experiências com Acromyrmex. As duas espécies são semelhantes (Atta e Acromyrmex). Lá você terá muitas dicas que poderá aplicar na sua rainha Atta, tais como alimentação, cultivo do fungo, recipientes, etc.
    Li que você é de Mato Grosso do Sul. Não me lembro agora de imediato, mas há alguns blogs de mirmecolistas em seu Estado. Quanto a São Paulo, existem muitos que compartilham nosso interesse em formigas. Como você é iniciante, brevemente você irá ter conhecimento deles através de suas pesquisas.
    Uma abraço.

    Márcio Dias - blog FormigasBrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio obrigado pela dica!
      Fico muito feliz que tenha visitado meu blog.
      Sim, vou procurar pesquisar mais sobre os mirmecolistas da minha região.
      abraços,
      Hobbyson

      Excluir
  4. Sou de Ribeirão Preto - SP e estou recomeçando na mirmecologia, visitem meu blog : http://formiguerra.blogspot.com.br/ .

    Ei Hobbyson, gostaria de ser parceiro? Belas rainhas! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você voltou, Leonardo! Claro que eu aceito parceria...seu banner já está no meu blog. Obrigado
      Boa sorte com as rainhas.
      Abraços
      Hobbyson

      Excluir